Fique
por dentro
Acompanhe as tendências de arquitetura, decoração e sustentabilidade no #BlogdaVIVIX.
Estética do vidro: entenda como esse material interfere no resultado final do projeto
21 junho 2024 Tendências

A estética do vidro é uma das características que mais chama a atenção de quem busca por esse material. São diferentes os resultados visuais que ele pode proporcionar aos ambientes.
 

Isso vai variar de acordo com a ideia do projeto. Acompanhe o texto e entenda como o vidro é capaz de influenciar na estética visual dos espaços. Boa leitura!
 

Como o vidro interfere no visual estético dos ambientes?

Confira os aspectos do vidro que influenciam no resultado final dos projetos:
 

Permeabilidade visual

Devido à sua capacidade de permitir a passagem da luz natural, o vidro apresenta uma permeabilidade visual. Assim, proporciona a sensação de continuidade entre os ambientes internos e externos, eliminando barreiras e criando uma conexão mais direta com a natureza.
 

A transparência do vidro possibilita que os ocupantes de uma residência, por exemplo, desfrutem da vista exterior, integrando a paisagem ao projeto. Isso promove o efeito de amplitude e liberdade. Além disso, a luz natural que entra através dos vidros pode transformar a atmosfera interna, tornando os espaços mais agradáveis e acolhedores.
 

O uso de grandes paineis de vidro em fachadas, janelas e divisórias internas garante uma maior interação com o meio ambiente, criando áreas que são, ao mesmo tempo, privadas e abertas, protegidas e conectadas ao exterior. Essa fusão é especialmente valorizada em locais urbanos, onde o contato com a natureza pode ser limitado. O vidro, portanto, é capaz de trazer elementos naturais para mais perto da vida das pessoas.
 

Vidros refletivos como elemento estético

Os vidros refletivos proporcionam uma combinação de funcionalidade e sofisticação visual. Eles possuem uma camada metálica aplicada à superfície, que lhes confere a capacidade de refletir a luz. Essa característica reduz o ganho de calor no interior dos projetos e cria superfícies exteriores brilhantes e dinâmicas, que mudam de aparência conforme a intensidade e o ângulo da luz solar.


Esse tipo de vidro é perfeito para transformar as fachadas de grandes edifícios que interagem com o ambiente ao seu redor. Em grandes centros urbanos, por exemplo, as edificações podem espelhar o céu, a vegetação e as estruturas vizinhas, criando um efeito visual único e mutável. Dentro dos ambientes, os vidros refletivos também fazem a diferença!
 

Eles melhoram significativamente a iluminação dos espaços sem o incômodo do excesso de calor ou do brilho intenso, garantindo áreas mais confortáveis e visivelmente agradáveis. No design de interiores, podem ser usados em divisórias e elementos decorativos, adicionando um toque de modernidade e elegância à composição.
 

A versatilidade do vidro é o que encanta os profissionais da área e faz com que seja tão importante explorar todas as suas possibilidades.
 

Lembre-se de definir qual será o papel do vidro no seu projeto para escolher o modelo ideal que atenda aos seus objetivos e dê o resultado que você espera. Ele será um elemento de destaque ou ficará invisível? Servirá para integrar ou dividir ambientes? Irá proporcionar privacidade ou conexão?
 

Veja como os vidros VIVIX transformam o visual dos ambientes

Separamos alguns projetos onde os nossos vidros fazem toda a diferença na decoração.

Nesta casa de veraneio, o VIVIX Performa Duo Bronze foi aplicado em uma grande esquadria, garantindo aconchego ao ambiente interno e o conectando com a paisagem externa. Perfeito para se refugiar da agitação da cidade.


Neste projeto, os materiais naturais e a entrada da luz natural com grandes janelas, feitas a partir do VIVIX Incolor, recebem todo o destaque, proporcionando um ambiente agradável e cheio de beleza.


Saiba mais sobre os vidros VIVIX

Acesse o nosso site para conferir os vidros VIVIX e especifique o mais adequado aos objetivos do seu projeto.

Receba em primeira mão

Notícias sobre arquitetura e sustentabilidade.