Fique
por dentro
Acompanhe as tendências de arquitetura, decoração e sustentabilidade no #BlogdaVIVIX.
Guarda-corpo de vidro: saiba quais são as normas de instalação
17 janeiro 2024 Institucional

Os guarda-corpos são estruturas de proteção usadas para prevenir quedas de alturas, separando ambientes cuja diferença de altura entre eles seja igual ou maior que 1 metro. Projetado para limitar ou dividir ambientes sem obstruir completamente a visão, o guarda-corpo pode ser fabricado de vários materiais, sendo o de vidro o mais utilizado pelos arquitetos, devido à sua transparência permitir maior integração visual entre os ambientes.
No entanto, para que cumpram a sua função com eficiência, precisam seguir as diretrizes de algumas normas regulamentadoras. A seguir você vai entender mais sobre o assunto e os cuidados a serem tomados na instalação de um guarda-corpo. Vamos lá?
 

Quais são as características do guarda-corpo?

O guarda-corpo é uma estrutura que fornece segurança para as pessoas transitarem em terraços, sacadas, varandas, escadas, entre outras áreas. 
Com altura mínima de 1,10 metro, ele serve também para levar elegância às obras arquitetônicas, criando uma composição diferenciada e um espaço agradável e convidativo.

Entretanto, ao ser construído, os profissionais devem seguir as regras da NBR 14.718, relacionada ao tema.

O que diz a NBR 14.718?

Essa norma especifica regras a respeito do que é exigido para utilizar guarda-corpos em construções residenciais e comerciais, não sendo aplicada para passarelas em ruas e outros locais que apresentam aglomeração pública.

A NBR 14.718 define o seguinte:

→ A altura mínima do guarda-corpo deve ser de 1,1 m, onde a mureta inferior é menor ou igual a 200 mm, ou maior que 800 mm;

→ Em locais onde a altura da mureta fica entre 200 mm e 800 mm, a altura mínima do guarda-corpo deve corresponder a 900 mm;

→ Todos os fixadores devem ser produzidos em aço inoxidável;

→ Quando há desníveis superiores a 10 cm, com exceção de escadas ou rampas, deve ser incluído um prolongamento dos guarda-corpos com pelo menos 30 cm após o término do nível superior;

→ A ancoragem no concreto não deve ser inferior a 70 mm;

→ A distância entre pontos ou colunas de fixação precisa ser menor ou igual a 1000 mm;

→ Em estruturas que não possuem linhas retas e não tiverem o vão preenchido com vidro, o espaçamento entre os perfis não paralelos deve seguir as seguintes medidas: 0,25 m × 0,11 m × 0,11 m. Isso evita que qualquer elemento maior que as dimensões citadas passe pela fenda;

→ Para desnível com altura > 1 m, rampa com ângulo > 30°, guarda-corpos em área externa, deve-se considerar cargas de pressão de vento;

→ Obrigatório o ensaio de um protótipo considerando a situação mais crítica;

→ Para fechamento de varanda sobre o guarda-corpo, o conjunto responde aos esforços como um único sistema (responsabilidade do projetista e do instalador do fechamento).

Essas são apenas algumas das especificações da norma. A NBR 14.718 ainda estabelece outros anexos associados a amostragem, manutenção, requisitos específicos e gerais, entre outras determinações.
 

DICA EXTRA

Caso o guarda-corpo possua vidro, é necessário ainda se atentar à NBR 7199, que define requisitos para o uso de vidros na construção civil. Segundo ela, os profissionais vidreiros devem usar os seguintes tipos de vidro para guarda-corpos:

  • Laminado de segurança classe 1;
  • Aramado;
  • Insulado (em sua composição, a peça interior deve ser laminada ou aramada).

Conte com a VIVIX

Todos os vidros laminados da VIVIX são laminados de segurança, fabricados e ensaiados em conformidade com a norma técnica ABNT NBR 14697 - Vidro laminado, sendo classificados como classe 1 de segurança (maior classificação de segurança para vidro laminado). Acesse agora o site da VIVIX e encontre os vidros adequados para aplicar no seu projeto com guarda-corpo.

Receba em primeira mão

Notícias sobre arquitetura e sustentabilidade.