Releases

GCB amplia investimento para construção da primeira fábrica de vidros planos do Nordeste

Vivix per - 12 March 2012

O Grupo Cornélio Brennand anuncia, hoje, a ampliação do investimento que será realizado para a construção da Companhia Brasileira de Vidros Planos – CBVP. 

A nova planta contará com uma área construída de 90 mil metros quadrados, e terá como principais clientes as indústrias da construção civil, moveleira e automobilística. “A região Nordeste vive um excelente momento econômico e este empreendimento irá somar ao desenvolvimento da região. Temos consciência de que estamos contribuindo para este novo cenário e que a CBVP trará um impacto muito positivo, propiciando uma maior movimentação de insumos e produtos, além de geração de empregos. Teremos uma indústria intensiva de capital e tecnologia, competitiva, moderna e ecoeficiente”, comenta Paulo Drummond, presidente da CBVP. Com início de funcionamento em 2013, a empresa projeta um faturamento de R$ 500milhões/ano e, para sua operação, serão gerados cerca de 370 novos empregos diretos e mais de 1500 indiretos.
 
A empresa utilizará tecnologia pioneira para fabricação de vidros planos e será uma das mais modernas plantas do mundo. A concepção do projeto arquitetônico será inovadora. As edificações concebidas utilizam um design que valoriza a linearidade e transparência, atributos e características do vidro plano. O parceiro tecnológico do Grupo Cornélio Brennand neste negócio é o grupo francês Fives, que possui a liderança mundial em tecnologia para fabricação de vidros planos, e está presente em mais de trinta países. A CBVP utilizará uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), que fará com que a empresa tenha um processo de produção muito eficiente do ponto de vista energético.
 
Como parte do planejamento estratégico, a CBVP iniciou sua operação comercial em agosto de 2011, através da comercialização de vidros planos importados, que garantirá a formação de uma carteira de clientes ativa, quando do início da operação. Isto foi possível graças a alianças com fornecedores internacionais, que permitirão, também, intercâmbio de tecnologia e o desenvolvimento de novas tendências para o vidro plano.
 
Para dar suporte as ações comerciais, foi inaugurado, recentemente, no município do Cabo de Santo Agostinho, um centro de distribuição, dentro do Projeto Cone Suape. Este espaço, com capacidade de armazenar 11 mil toneladas, teve sua concepção com base no conceito Built to Suit, sob medida para atender aos padrões da indústria de vidros. O próximo passo será a inauguração, no início de abril, do segundo centro de distribuição, localizado na cidade de São Paulo. Este espaço terá capacidade de armazenagem de 12 mil toneladas de vidros planos.
 
“O mercado de vidros planos demonstra um enorme potencial de crescimento, oferecendo uma excelente oportunidade. Este empreendimento visa atender às expectativas e necessidades deste mercado. E, com o início de nossa operação comercial já podemos perceber que estamos sendo acolhidos de forma muito positiva. Representamos o novo e o setor ansiava por mais um player”, comenta Paulo Drummond.
 
Grupo Fives – o parceiro tecnológico
 
O parceiro tecnológico da CBVP, o Grupo Fives, possui sede em Paris, e atua em diferentes segmentos em todo o mundo, sendo fornecedor das mais modernas tecnologias em processos de produção de vários setores, como o de alumínio, aço, cimento, energia e açúcar. No segmento de vidros planos, a empresa detém a liderança mundial no fornecimento de tecnologia. O Grupo, iniciou sua trajetória em 1812, na França, atuando com a fabricação de equipamentos para a indústria do açúcar. Por volta de 1861, dedicou-se a fabricação de locomotivas a vapor, instalações ferroviárias e estruturas metálicas para países como Rússia, Brasil, China, Egito, Romênia e Portugal.
 
O Grupo Fives está presente em mais de trinta países em seis continentes, e atuará através de seu “braço” de engenharia para vidros planos, a Fives Stein, que em seus dezesseis anos de atividades, já forneceu tecnologia para a concepção de projeto e montagem de equipamentos para indústrias de vidros planos em vários países no mundo. A empresa é reconhecida pelos atuais líderes do segmento, tendo atendido clientes como a Saint-Gobain, Guardian Industries, Pilkington, Euroglas.
 
Para a planta da CBVP, a Fives Stein utilizará uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), que reduzirá o consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa, durante o processo de fusão do vidro em até 20%, em comparação com a média mundial das indústrias de vidros planos. Com a tecnologia fornecida pela Fives Stein, a CBVP será referência mundial em termos de eficiência e sustentabilidade na fabricação de vidros”, esclarece François Pahmer, vice-presidente de Sales & Development da Fives Stein.
 
A Companhia Brasileira de Vidros Planos será a primeira empresa do Brasil a contratar a Fives Stein para atuar desde a fase de implantação até o início da operação, prevista para inicio de 2013. “A assinatura do contrato com um parceiro tecnológico do porte da Fives Stein e a utilização de uma tecnologia pioneira, com maior eficiência, colocará a CBVP no patamar das melhores fábricas de vidros planos do mundo”, afirma Paulo Drummond, presidente.
 
Grupo Cornélio Brennand – tradição em empreender
 
Com mais de noventa anos de atividades, o Grupo Cornélio Brennand é sinônimo de sucesso empresarial. Ao longo de sua existência, mantém como diretrizes o dinamismo, a integridade e a excelência, valores que norteiam todas as suas ações. Constantemente atento às oportunidades e orientado por um forte espírito empreendedor, o Grupo, durante sua trajetória, diversificou seus investimentos e manteve uma conduta pautada na expansão contínua de suas atividades. Um exemplo de empreendedorismo para Pernambuco.
 
Tendo iniciado suas atividades no setor cerâmico, ao longo de sua história, desenvolveu negócios em diversos segmentos como produção de porcelanas e azulejos, açúcar e álcool, cimento, fabricação de embalagens de vidro e utilidades domésticas. Hoje, possui empresas que atuam em importantes setores da economia, como geração de energia através de fontes renováveis, desenvolvimento imobiliário e vidros planos. Fazem parte do Grupo a Atiaia Energia, a Iron House, e seu mais recente negócio: a Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP).
 
Uma das características dos empreendimentos que levam a assinatura do Grupo Cornélio Brennand é a preocupação com o baixo impacto no meio ambiente e a responsabilidade social. Na Atiaia Energia, por exemplo, as seis Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), instaladas nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, seguem com rigor a legislação ambiental vigente e realizam programas de educação socioambiental nas comunidades circunvizinhas. Somadas, as PCHs da Atiaia Energia, possuem capacidade de abastecer uma cidade com meio milhão de habitantes.
 
Na empresa de desenvolvimento imobiliário Iron House, podemos destacar a Reserva do Paiva, o mais novo destino turístico-imobiliário de Pernambuco. Uma área de expansão urbana pautada no desenvolvimento sustentável, que concilia o crescimento econômico com a proteção dos recursos naturais. No Projeto aspectos como a redução da emissão de carbono, valorização da biodiversidade e reaproveitamento de resíduos foram contemplados. O acesso a Reserva do Paiva é realizado através da Rota dos Coqueiros, primeira parceria público-privada (PPP) efetivada no Estado, na qual o Grupo Cornélio Brennand participa desde sua implantação.