Releases

Brasil ganha primeira planta de vidros planos 100% brasileira

Vivix per - 02 April 2014

A Vivix Vidros Planos é uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo, com tecnologia inovadora e projeto sustentável.

Brasil ganha primeira planta de vidros planos 100% brasileira
Vivix Vidros Planos, localizada no município de Goiana (PE), é uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo, com tecnologia inovadora e projeto sustentável e é a única do setor no país com capital 100% nacional.
 
A Vivix Vidros Planos, localizada no município de Goiana (PE), acaba de dar início a produção das primeiras chapas de vidros planos 100% brasileiras. A planta, que pertence ao Grupo Cornélio Brennand, é resultado de um investimento de mais de R$1 bilhão e tem capacidade produtiva de 900 toneladas/dia de vidros planos, destinados a atender aos mercados da construção civil e moveleiro de todo o País. A construção do empreendimento durou 24 meses, a partir do início das obras civis, e contou com a participação de empresas de 15 países especializadas em plantas de vidros planos. Durante a implantação, cerca de 5.600 pessoas trabalharam no local, entre colaboradores e parceiros. “Este empreendimento é um orgulho para nós e para todos os brasileiros. Estamos nacionalizando um conhecimento antes detido apenas por empresas estrangeiras”, comenta Paulo Drummond, presidente da Vivix.
 
A planta iniciou o aquecimento do forno, que é considerado o “coração da fábrica” em janeiro deste ano, quando realizou uma cerimônia restrita ao público interno e acionistas, como é prática comum no mercado vidreiro. Este equipamento passou por um processo de aquecimento gradativo, acompanhado de perto por técnicos das diversas empresas contratadas, até alcançar a temperatura ideal de fusão do vidro. Poucos dias depois, a Vivix passou a produzir chapas de vidros planos incolores de diversas espessuras, que já começaram a ser distribuídas para o mercado. O próximo passo será a produção de espelhos e laminados, prevista para julho deste ano.
 
Para atender ao mercado nacional a empresa conta com um armazém de 50 mil m2, na própria planta, com capacidade de armazenagem de 45 mil toneladas de vidros planos e um centro de distribuição em São Paulo com uma área de armazenamento de 15 mil m2 e capacidade para estocar 15 mil toneladas de vidros planos. “O vidro produzido pela Vivix já começa a substituir as importações que eram significativas no mercado vidreiro. Esta é uma importante contribuição para o desenvolvimento do nosso País”, comenta Drummond.
 
Ineditismo e sustentabilidade
 
A planta da Vivix é uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo. O parceiro tecnológico do Grupo Cornélio Brennand neste negócio é o grupo francês Fives, que possui a liderança mundial em tecnologia para fabricação de vidros planos, e está presente em mais de trinta países. A Vivix utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.TM (Low Energy MelterTM), que permite que a empresa tenha um processo de produção muito eficiente do ponto de vista energético. Mas o ineditismo da planta não para por aí. A empresa é uma das poucas indústrias de vidros float do mundo a utilizar o método “Mine to Line”, que consiste em controlar a fabricação do vidro a partir da extração das matérias primas em minas próprias. 
 
Para isto, a Vivix conta com uma usina de beneficiamento, localizada no município de Pedra de Fogo (PB). “Somos a única empresa do setor, no Brasil, a possuir a própria usina. Isto porque entendemos que a qualidade de nosso produto está diretamente relacionada com a qualidade dos insumos. Desta forma, teremos total controle do processo”, enfatiza Drummond. No local escolhido para a usina de beneficiamento, são minerados e beneficiados a sílica, feldspato, dolomita e o calcário, que são utilizados na produção de vidros planos. Este projeto possui uma capacidade instalada de 800 mil toneladas de sílica/ano.
 
O complexo industrial da Vivix foi concebido por arquitetos especialistas em projetos de Plantas de Vidro FLOAT e buscaram a simplicidade como resultado final, não deixando de lado a beleza e a modernidade. A planta está estruturada em 90 mil m2 de edificações que possibilitaram uma grande flexibilidade de estoque e eficiência produtiva. A área de fabricação está preparada para atender as demandas de visitas e treinamento de clientes de toda a cadeia. O projeto arquitetônico também inclui toda área verde do entorno da planta mantendo a harmonia com a natureza vizinha. Os 10 hectares de área verde serão mantidos pela água proveniente do tratamento do efluente sanitário. 
 
Alguns números da implantação da Vivix
 
• Área Construída: 90.000 m2
 
• Pátios e arruamento: 70.000 m2
 
• Volume de concreto: 55.000 m3
 
• Estruturas metálicas/ Equipamento: 24.000 ton
 
• Aço no concreto: 8.200 ton
 
• Estacas no terreno: 3.000 unidades
 
• Cabos elétricos: 760 km
 
• Tubulação: 700 ton
 
• Refratários: 10.000 ton
 
• Número de empresas diretas e indiretas: 78
 
• Número de funcionários Vivix treinados no exterior: 70
 
• Número de estrangeiros na obra: 190
 
Sobre o Grupo Cornélio Brennand
 
Com mais de noventa anos de atividades, o Grupo Cornélio Brennand - GCB iniciou suas atividades no setor cerâmico e, ao longo de sua história, desenvolveu negócios em diversos segmentos como produção de porcelanas e azulejos, açúcar e álcool, cimento, fabricação de embalagens de vidro e utilidades domésticas. Hoje, possui empresas que atuam nos setores de geração de energia através de fontes renováveis (Atiaia Energia), vidros planos (Vivix Vidros Planos) e desenvolvimento imobiliário (Iron House).