O vidro é destaque em projetos sustentáveis da CASACOR PE 2019

Arquitetos apostam no uso do vidro para reduzir o consumo energético, otimizar os recursos naturais e integrar ambientes

A ecoarquitetura é uma tendência bastante valorizada nos ambientes que compõem a CASACOR Pernambuco 2019, uma das maiores mostras de décor, design de interiores, arquitetura e artes do País. Em destaque, a versatilidade do vidro aparece nos projetos da mostra proporcionando a integração de espaços com transparência, a luminosidade natural e a redução do consumo de recursos energéticos. Percorrendo os corredores do casarão de número 1112 da Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte, onde o evento acontece até o dia 03 de novembro, o público poderá se inspirar com as diversas formas de aplicação de produtos da VIVIX Vidros Planos, empresa do Grupo Cornélio Brennand, em 23 espaços da mostra, entre lofts, livings, salas, estúdios, lojas, cafés e até cinema.

De forma inovadora, criativa e sustentável, os vidros de destaque são das linhas VIVIX Performa (vidros de proteção solar), VIVIX Spelia (espelhos), VIVIX Decora (vidros pintados) e VIVIX Lamina (vidros laminados de segurança). Aplicados em cômodos internos, externos e em objetos decorativos, os produtos VIVIX proporcionam a integração de ambientes, transmitem a sensação de amplitude, equilíbrio e leveza aos espaços.

 

Café - O espaço Café, assinado pela arquiteta Sandra Bione, tem os vidros da linha VIVIX Performa duo bronze aplicados na fachada, em um trecho do teto e na vitrine da bancada de atendimento e exposição de doces. “O vidro da VIVIX foi um achado. Ficou super bem aplicado no conceito do projeto, só veio a agregar. E utilizando o vidro na fachada conseguimos manter o ambiente com iluminação agradável, temperatura confortável. Não estamos utilizando cortinas, porque a utilização do vidro já atende a necessidade de sombra”, conta a arquiteta Sandra Bione.

 

Cinema Zafiro - O Cinema Zafiro, assinado pela Poligonus, cria assim uma experiência sensorial inédita para o conforto de uma casa. “O vidro da linha VIVIX Performa Duo bronze está aplicado na nossa fachada, criando um tom de mistério para o ambiente ao dar uma visão parcial da área interna. Além do apelo estético, também promove muita eficiência energética pela tecnologia envolvida em sua fabricação", explica a arquiteta Manoela Pires. Já no interior do ambiente, a essência do cinema se faz onipresente a partir da interação entre luz, imagem e som, consolidando um espaço singular e de imersão em uma tela de 200”.

 

Espaço do Sentir Arauco – As arquitetas Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão, do escritório arqMULTI, assinam o Espaço do Sentir Arauco. No local, predominam tons pastéis com uma proposta clean, a valorização de elementos naturais e integrados para compor um lugar de trabalho acolhedor. A ideia é mostrar um novo jeito de viver e trabalhar. Locais mais confortáveis, amplos, claros, integrados à natureza são tendência entre profissionais. “Ter a VIVIX como nossa parceira na casa Cor Pernambuco 2019 é maravilhoso, pela seriedade com que a empresa trata seus clientes através dos seus produtos, desde a excelência no atendimento até a busca frequente por novidades e tecnologias avançadas. No nosso espaço, utilizamos os produtos da linha VIVIX Performa duo bronze para cobertura e fechamento, o VIVIX Lamina translúcido para divisórias e o espelho redondo da linha VIVIX Spelia incolor”, explica Bruna Lobo.

 

Espaço Gourmet Copergás - Assinado pelas arquitetas Adriana Porto e Luciana Neves, do escritório Porto Neves Arquitetura, o Espaço Gourmet Copergás é destinado a receber eventos gastronômicos que integrarão os chefs e o público de forma intimista. “Utilizamos o espelho da linha VIVIX Spelia na porta pivotante de acesso ao depósito na intenção de disfarçar a presença da mesma e torná-la um elemento mais decorativo. Usamos também os vidros temperados da VIVIX nas laterais do caminho de fogo que contorna o espaço, como elemento de marcação do acesso. Além das tochas, fizemos quatro cúpulas de vidro temperado que servem como luvas para tochas a gás que também marcam o acesso ao espaço”, detalha Adriana Porto.

 

 

Espaço Zen Deca – O Espaço Zen Deca, assinado pelo arquiteto André Carício, traz uma proposta atemporal e contemporânea, tendo como destaque uma escultura do artista homenageado Francisco Brennand. "Os vidros da VIVIX Lamina incolor entraram como uma forma de unir essa atmosfera do interior com a exterior, trazendo o conceito de arquitetura que criamos para o espaço. Então a transparência do vidro foi importante no nosso projeto para que pudéssemos integrar a área externa com o espelho d'água, com a escultura de Brennand, com os demais artigos do interior do nosso espaço", explica André Carício. 

 

Estúdio da Empreendedora - O Estúdio da Empreendedora é assinado pelo escritório Amaral Tenório + Arquitetos, do arquiteto Rafael Tenório. Com área total de 40 m², o ambiente é uma morada de uma mulher moderna e antenada. O projeto integra cores, texturas, peças de design, artesanato e vegetação, tudo pensado nos mínimos detalhes para passar a sensação de que é possível viver perfeitamente bem em um espaço reduzido. “Com tudo isso em mente, a escolha do vidro foi essencial. O acabamento do VIVIX Performa cinza foi a dose certa de tecnologia e modernidade que o projeto pedia. Tanto na fachada, quanto no banheiro, que é onde os vidros estão sendo aplicados, o VIVIX Performa garante a entrada de luz e permeabilidade visual, sem tirar a privacidade do espaço”, ressalta o arquiteto.

 

Joalheria ME - A arquiteta Elisa Coelho participa pela primeira vez da CASACOR PE 2019 assinando a Joalheria ME / por Duda Queiroz. O projeto tem uma pegada autoral, contemporânea e monocromática. A joalheria está toda banhada pelos vidros da VIVIX, como explica a arquiteta Elisa Coelho: “A fachada toda no Vidro VIVIX Perfoma Cinza dá o toque de sofisticação e mistério da caixa de joias. Internamente, os vidros da VIVIX incolor e o espelho da linha VIVIX Spelia estão presentes nos expositores das joias, arrematando com muita elegância o ambiente”.

 

Living Coral - O espaço assinado pela arquiteta Ana Cristina Cunha aposta no aconchego e no uso da cor. O Living Coral tem 120 m², onde predominam nas paredes os tons cinza, verde e terra. A obra do Living Coral preza pela sustentabilidade. A arquiteta Ana Cristina Cunha desenvolveu ao máximo uma construção seca, com o mínimo de resíduos. “Estamos usando o vidro de segurança da linha VIVIX Lamina incolor na fachada, transmitindo um visual mais moderno a essa construção da década de 80. Com a transparência do vidro, cria-se uma relação entre a área interna e externa, sendo um aconchego tanto para quem está fora como para quem está dentro do espaço. O passeio se torna muito agradável. Além de que o uso do vidro também está muito ligado à sustentabilidade, pois permite a entrada da luz solar, reduzindo a quantidade de iluminação artificial. E como o vidro é um elemento neutro, podemos realçar as cores do ambiente”, explica Ana Cristina Cunha.

 

Refúgio Arbor - O espaço Refúgio Arbor é uma parceria entre o arquiteto Paulo Carvalho, do escritório Selvagen Arquitetura, e a arquiteta Luiza Nogueira. Como os mesmos descrevem, é um ambiente que conecta o pensamento crítico e convidativo, apresentando um universo de possibilidades a todos que mergulharem no Refúgio. O espaço dará um novo uso à antiga piscina do casarão, indo além da superfície, transformando-a em um espaço de reflexão e transformação. “Os vidros da linha VIVIX Performa bronze, com proteção solar, foram usados para proporcionar uma boa sensação térmica filtrando a luz solar, trazendo conforto ao ambiente e integrando os espaços interno e externo. É um convite para entrar e desfrutar de um espaço sensorial e cheio de experiências”, explica Luiza Nogueira.

 

Sala de Sonhar - Os arquitetos Zezinho e Turíbio, do escritório Santos & Santos, batizaram o ambiente assinado por ambos como Casa de Sonhar. Em uma área total de 65 m², o espaço transmite uma sensação de amplitude quando utiliza espelhos da linha VIVIX Spelia incolor nas paredes transversais. “Nós tentamos sair um pouco do convencional e interligar os dois espaços. O espelho entra como um elemento de expansão e ao mesmo tempo é utilizado como um ponto de ligação entre um ambiente e o outro, proporcionando um efeito reflexivo. Em uma linguagem mais lúdica, o nome Casa de Sonhar vem da sensação de que as coisas de sonhar não têm fim”, detalha Turíbio.

 

Sala Íntima – O ambiente Casa Arquitetura tem assinatura das arquitetas Aline Nascimento, Clara Rodrigues e do arquiteto Rodrigo Cardoso, que estreiam este ano na Casa Cor Pernambuco. O espaço, como conceito geral, é uma transição entre a área íntima e a social de uma casa, tendo como principal função o convívio familiar. “O uso dos espelhos VIVIX Spelia é destaque no projeto. Aplicados em uma faixa acima dos painéis, os espelhos foram adaptados como elemento arquitetônico, na intenção de criar uma sensação de continuidade no ambiente”, explica Rodrigo Cardoso.

 

Terraço Ametista - A leveza do vidro transparente, unida a uma estrutura em madeira natural, compõe o Terraço Ametista, assinado pela arquiteta Juliana da Mata, que se integra à natureza circundante na casa, dispondo ainda de um deck com estar, piscina, gourmet e jardim, totalizando 150m². “As nuances da pedra Ametista foram o ponto de partida, com o tom da piscina inspirada em um rio, sua cor e misticismo estão presentes e dão nome ao ambiente. O equilíbrio de elementos delicados e brutos, conferem sofisticação e aconchego marcantes no nosso projeto. O Terraço Ametista é um convite ao relaxamento, com o uso de espelhos da linha VIVIX Spelia bronze, vidros das linhas VIVIX Performa Bronze e VIVIX Lamina Incolor, que são misturados a móveis de design e peças de arte popular”, detalha Juliana da Mata.

 

Varanda do salão - O espaço Varanda do Salão é assinado pelo Estúdio Noi Arquitetura, das arquitetas Anely Camarotti, Flávia Ebrahim e Roberta Reis. “O nosso desafio foi mostrar as diversas formas de se utilizar a varanda, de estar e gourmet. É um espaço super confortável e de reconexão com a natureza, com a nossa história, com a nossa cultura. Temos plantas de diversas alturas na varanda e a cor predominante é o verde. É um ambiente para nos sentirmos em casa, o nosso espelho, a nossa personalidade”, explica a arquiteta Anely Camarotti. A transparência do vidro incolor VIVIX está sendo usado no fechamento da varanda. “Sem o vidro nós não mostraríamos todas essas possibilidades de varanda”, acrescenta a arquiteta.

 

SOBRE A VIVIX VIDROS PLANOS - A VIVIX é uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo, a única do Nordeste e a primeira do setor no país com capital 100% nacional. O empreendimento é o resultado de um investimento de mais de R$1 bilhão que conta, além da unidade fabril, com uma usina própria de beneficiamento de matérias-primas, essa última instalada no município de Pedras de Fogo (PB). A VIVIX possui capacidade de produção de 900 toneladas de vidros planos por dia, conta com uma área construída de 90 mil m² e utiliza tecnologia pioneira para fabricação de vidros planos.

Hoje, a empresa produz as linhas VIVIX (vidros incolores); VIVIX Colora (vidros coloridos); VIVIX Lamina (vidros laminados de segurança); VIVIX Spelia (espelhos); VIVIX Performa (vidros de proteção solar); e VIVIX Decora (vidros pintados). Seus principais clientes são as indústrias da construção civil e moveleira.

A produção da VIVIX adota práticas sustentáveis. A matriz energética utilizada para a fusão do vidro no processo produtivo é o gás natural, seguindo a política nacional de mudanças climáticas. O uso de lâmpadas de alta eficiência energética, a gestão de resíduos de processo (caco de vidro) e de consumo (coleta seletiva), a otimização da iluminação e ventilação natural, além da captação da água das chuvas para utilização no processo de fabricação do vidro, o tratamento dos efluentes gerados na unidade e seu reuso contínuo, contribuem para tornar o processo ecoeficiente. A água tratada retorna novamente para o processo e irrigação das áreas verdes, criando um ciclo sistemático que evita o descarte de efluentes em rios ou córregos.

A Vivix faz parte do centenário Grupo Cornélio Brennand que traz como diretriz a expansão contínua das suas atividades, gerando empregos com responsabilidade social e ambiental. Hoje possui operações em importantes setores da economia: vidros planosgeração de energia, desenvolvimento imobiliário e cimento.

 

Erro. Verifique o preenchimento dos campos e tente novamente. 

Cadastro realizado com sucesso!